Acoes Provocativas

novembro 30, 2002

Então finalmente rolou a Ação Provos.

Não foi da forma como originalmente havíamos programado nem mesmo com a mesma organização. E foi até bom que isso acontecesse, caso contrário trabalhar com pessoas maravilhosas não teria sido possível. Não teria sido possivel o grau de subversão de um Recicle1Politico, nem mesmo a liberdade de expressão das discussões num espaço que se abre somente à cultura estabelecida. Experimentamos e gastamos grana pra fazer a Ação Provos. Pagamos para que um espaço livre de discussão sobre política e ativismo, tecnologia e arte, mídia e informação existisse como uma zona temporária. Não tivemos patrocínio, ou nenhum tipo de apoio financeiro. Nem mesmo da Conrad que com certeza tá vendendo uns livrinhos a mais graças a nosso plágio. É... nome forte o escolhido. Necessário, dizem alguns. Mas o fato é que provocamos um encontro inédito em BH entre militantes das rádios comunitárias, punks, estudantes de segundo grau, ativistas, professores, pessoal de ONGs, acad�micos, tiozinhos geniais que nem conhec�amos e muitos outros. E colocamos todo mundo pra pensar em colaboração.

Queria então agradecer algumas pessoas que foram fundamentais: Bráulio, que se não estivesse na organização a Ação Provos não saía. O Grupo Renúncia e o Centro de Cultura de Belo Horizonte (Claudinho, Leonardo, Álvaro e Garroucho). Tete, Túlio e Luis. Mozahir, Edinei, Marcos, Ribas, Luciana (e todo mundo do grupo de estudos da América Latina da PUC), Daniel, Dirlene Marques e André Brasil - > valeu demais. Também Lucas e Maurício (o homem do projetor :-) , ambos amigos do Bráulio.
Também valeu pela força e espaço Gracie Santos do Estado de Minas, Kiko e Elias da TV Horizonte, Léo e Michele da TV Minas e o Nísio do Hoje em Dia.
N�o esquecemos das meninas da Lata e claro, o essencial público que compareceu mesmo com pouquíssima divulgação :-)

e vocês o que acharam? Comente pra gente pensar no encontro de avaliação da Ação Provos que vai acontecer no dia 15/12 em local a ser definido.


Updates:
21.11.2005 : Barracas feitas com propaganda reciclada no Paquistão
8.10.2004 : Recicle1politico.midiatatica.org - Meme#43
4.10.2004 : Recicle1politico.midiatatica.org - Meme #42

-> Arquivo: 29.11.2002 : As pessoas q saiam do centro de BH...
-> Technorati Tags: , , , , ,





novembro 29, 2002

As pessoas que saiam do serviço no centro de Belo Horizonte passavam, olhavam e depois reagiam parando e olhando novamente. A instalação do Recicle1Politico - argumentos, não durou o tanto que podia...

outras fotos
Por outro lado tivemos algumas útimas supresas como o André, que fez essas máscaras em papel marchê com os santinhos que tanto poluiram nossas ruas durante as eleições. É o recicle, descentralizado e autônomo ;-)
outras fotos
Mesa Redonda: Mídia & Tecnologia; Copyleft, Software livre e Mídia Tática com Andr� Brasil (Ceis), Daniel Pádua (Blogchalk), Luis Castilho (CMI-BH) e Adriana Veloso (Agência Mosaico). Mediação Bráulio Britto (Aic).

Oficina: Introdução à produção e edição de MP3 com Esquadrão Atari do Projeto Re:combo
As imagens

Updates:
21.11.2005 : Barracas feitas com propaganda reciclada no Paquistão
8.10.2004 : Recicle1politico.midiatatica.org - Meme#43
4.10.2004 : Recicle1politico.midiatatica.org - Meme #42
30.11.2002 : Então finalmente rolou a Ação Provos.

-> Technorati Tags: , , , , ,





novembro 27, 2002

The Droplift Project
Liga n�is: se vc trombar com um destes CDs na prateleira dos mais vendidos da sua loja de discos favorita, n�o estranhe, s�o os pagapaus do Droplift Project. Eai', tem o dom?






Pra quem est� em BH: hoje vai ter uma pr�via da Mesa redonda de M�dia e Tecnologia �s 21:30 no canal aberto TV Horizonte.
Amanh� o programa Caledosc�pio traz o pessoal da Mesa de R�dio que rolou quinta passada.





A interven��o de hoje do Grupo Ren�ncia

"O Grupo Ren�ncia tem com um dos objetivos a sabotagem da propaganda, assim como a cr�tica a valores e posturas de nossa sociedade por meio de interven��es urbanas em locais inesperados, tentando assim criar choque, inc�modo e (esperamos) o questionamento destas id�ias. Este foi o meio que encontramos para dizer que somos capazes de escolhermos nossas prioridades, que n�o precisamos de todo esse lixo que tentam nos empurrar e que podemos fazer tudo que desejamos. E qualquer um pode faz�-lo.
A interven��o urbana que aconteceu hoje foi feita com latinhas de Coca-Cola, mas n�o se limita a criar uma discuss�o sobre esta empresa de passado e presente nefasto. O objetivo � abordar quest�es do cotidiano dentro do cotidiano, problemas que dizem respeito a ecologia, a rotina e ao capitalismo globalizado (Alca em especial)."





novembro 24, 2002

Programa��o extra-oficial
Se voc� estiver passando pelo centro da cidade de Belo Horizonte na pr�xima quarta feira e deparar com uma latinha de coca cola nas �rvores da Pra�a Afonso Arinos estar� diante de uma interfer�ncia urbana planejada para a A��o Provos.
O Grupo Ren�ncia questiona a propaganda por meio de interven��es urbanas que afetam o cotidiano de todos.

A interfer�ncia urbana registrada aqui foi realizada em BH na Av. Get�lio Vargas esquina com Afonso Pena.

outras fotose artigo





novembro 22, 2002

Hoje a A��o Provos teve teatro e poesia.
Come�ou com a interven��o dos alunos do grupo de estudo da Am�rica Latina abordando nossa identidade cultural e o inicio do movimento de Humanismo Latino Americano

Leram poemas de Neruda antes da Mesa Redonda: M�dia na geopol�tica da Am�rica Latina: a perspectiva da Alca. Com Luciana Le�o, Deivison Gon�alves do Amaral (Puc-Minas), Direlene Marques (UFMG e Cordenadora do Comit� Mineiro do F�rum). Media��o de Adriana Veloso (Ag�ncia Mosaico).

veja outras fotos





novembro 21, 2002

Hoje rolou o primeiro dia de Ação Provos em BH

Galeria
- Cartoons do Latuff (RJ). - > > Veja uma exposição virtual

Mesa Redonda
- Rádios piratas, comunitárias e livres - > > que terminou em rodinha tarde da noite quando o pessoal abandonou a mesa e se juntou aos espectadores, tornando na prática a comunicação um processo de troca.
Estavam lá Ednei (Rádio União), escute o que ele falou e os comentários sobre o cenário das Rádios Comunitárias em BH, Mozahir Salomão (TV-Horizonte e Puc-Minas) expondo seu ponto de vista e comentando sobre as rádios comunitárias religiosas, Marcos Menezes (Rede Brasil de Comunicação Cidadã). Mediação de Luis Castilho (CMI-BH), além de bastante gente que também assisitiu aos filmes.
veja mais fotos

-> Technorati Tags: , , , ,





novembro 20, 2002

Cyberativismo ao pé da letra :-)

Mano, liga nóis nesse papo comedia q está rolando na gringolândia: neguinho tá convocando uma passeata protesto pra rolar no mundo virtual do Sims Online. É embaçado ou não é?

-> Technorati Tags: , , , , ,





Hoje 20 de novembro é Dia Nacional da Consciência Negra, vc sabia?

Tá ligado q se pam hoje vc assistiu tv, web, rádio, jornal e outdoor e nem ficou sabendo dessa correria dos manos, data q representa 60% da população... normal... a mídia tá fazendo aquele seu papel de sempre. Como versa os Racionais:"no Brasil o preconceito é eficaz."
Tem o dom?

Fansign criado por Adriana do blog Fan-art

-> Technorati Tags: , , ,





novembro 19, 2002

Voc� vai no Centro de Cultura Belo Horizonte verificar a A��o Provos?
Ent�o leve uma colabora��o! Leve uma latinha (vazia) de coca cola.

N�o voc� n�o estar� s� colaborando com uma das maiores corpora��es mundiais...
Estar� ajudando uma interven��o urbana programada para a semana Prov0s ali na pra�a Afonso Arinos em data surpresa.





novembro 18, 2002

Não é noticia falsa! Não é boato não!

Dessa vez realmente as pessoas vão incorporar o espírito do Prov0s, debantendo cara a cara mídia alternativa, provocando novas táticas de comunicação por meio da colaboração e realizando intervenções artísticas que não estão na programação.
Mas que espírito é esse que se apropriou de um nome holandês de um movimento contra cultural do anos 60?
Esse(s) prov0s não é uma reformulação ou reinterpretação de algo ocorrido no passado. Trata-se simplismente de uma homenagem e da mesma forma com que estamos utilizando esse nome-objeto-substantivo incentivamos você a se apropriar dessa idéia e reproduzí-la em sua cidade.
Então, após o dia 29, lançamento do Projeto Prov0s Mail Art e dia sem compras - Buy nothing Day

será reproduzido aqui algumas dicas de produção desse meta-evento-faça-você-mesmo.

Veja tb:
4.10.2004 : Recicle1politico.midiatatica.org - Meme #42
30.11.2002 : Então finalmente rolou a Ação Provos.
29.11.2002 : As pessoas q saiam do centro de BH...

-> Technorati Tags: , , , ,





novembro 13, 2002

A revolu��o n�o ser� televisionada! � provOs partindo pra dentro, liga n�is!





novembro 12, 2002

Gostaram da nova cara do site?
Pois �, a cada a��o um novo design, uma nova t�tica, um novo movimento.
Dessa vez caprichamos; tem v�deo e tem spot para r�dios comunit�rias.





novembro 11, 2002


13 cartazes ficaram prontos at� ontem, domingo, 19 hs e j� foram devidamente encaminhados para a UFMG





novembro 09, 2002

Esse fim de semana tem Multir�o Art�stico para confe��o dos cartazes da A��o Prov0s.
Compare�a l� na Lata!
Informa��es (31) 3213-7173





novembro 07, 2002

"Atuar para a transforma��o do sistema de comunica��o brasileiro, buscando fortalecer os indiv�duos como atores sociais; colaborar para a potencializa��o da esfera p�blica como espa�o plural de pr�tica da democracia participativa; e criar formas para difundir e potencializar valores humanistas dentro do espa�o p�blico midi�tico. Essas s�o as miss�es do grupo Eh Agora, formado por estudantes e profissionais da comunica��o, comunic�logos, comunicadores desde sempre. Espalhados por todo Brasil."






novembro 05, 2002

Not�cia �tima: Depois de indas e vindas a R�dio Sant� FM est� para voltar a ativa. A r�dio comunit�ria que foi fechada pela ANATEL em 2000 voltar� a funcionar no antigo local no Bairro Santa Teresa. Reuni�es para a elaborar a grade de programa��o est�o sendo marcadas.





novembro 01, 2002

Como j� vem sendo anunciado pelos subterr�neos da Rede, est� confirmado o novo Prov�s em BH. E junto com ele, um novo site tamb�m vir�. J� fizemos algumas mudan�as e acrescentamos aqui do lado as informa��es sobre o primeiro evento (lembre-se: o Prov�s � uma s�rie de a��es de m�dia t�tica). Em breve vem mais coisa.